Bitcoin

Entender o poder do bitcoin

Bitcoin

(...continuação de...)

4. O que é a mineração de bitcoins?

Minar bitcoins é o processo de investir capacidade de computação para processar transações, garantir a segurança da rede e conseguir com que todos os participantes estejam sincronizados.

O algoritmo bitcoin permite manter um registro coletivo de todas as transações através da rede. Este registro público e compartilhado entre todas as partes é conhecido como blockchain. Nesta cadeia, todas as transações são registradas com a data, hora, assinatura digital dos participantes e quantidade transferida.

No entanto, várias transações ocorrem ao mesmo tempo. Por isso, é necessário solicitar um pedido para manter o registro sincronizado e atualizado entre todos os pontos da rede. Para isso, cada vez que uma transação é produzida, todos os pontos da rede verificam se é viável e autêntica. 

A cada 10 minutos (aproximadamente), todos os pontos armazenam em um bloco as transações válidas recebidas. No entanto, nem todos os pontos adicionam estas transações no mesmo pedido, por isso, é necessário definir qual bloco será considerado como válido e adicionado ao registro (blockchain).

Para isso, todos os pontos da rede participam de um tipo de concurso. Consiste em encontrar o bloco que, adicionado a um número aleatório e aplicado a uma função criptográfica, resulte em um hash que cumpre com uma característica: ter uma certa quantidade de zeros à esquerda.

Uma vez que é impossível prever o resultado de uma função de hash, cada minerador deve calcular o hash para o seu bloco de transações somado ao número aleatório até que o resultado seja válido. A medida que aumenta o número de zeros requerido à esquerda para validar a informação, a dificuldade de encontrar um hash que atenda a esse requisito também aumenta.


Se pensarmos no funcionamento do blockchain, a mineração consiste em utilizar os recursos da CPU e da GPU para realizar esses cálculos matemáticos criptográficos, que consomem uma grande quantidade de processamento.

Cada vez que o cálculo de um bloco é resolvido e adicionado à cadeia, 12,5 bitcoins são distribuídos entre os mineiros que participaram na obtenção desse bloco. Desta forma, você obtém pontos motivados para trabalhar no processamento de transações e também introduzir novas moedas no mercado.

Embora o processo pareça simples, a criptomoneda é projetada de tal forma que a mineração se torna difícil e sua obtenção requer maior poder de computação e tempo.

(...continua...)

Voltar